Por que as empresas quebram e como evitar?

Últimas notícias

Existem dados reais e preocupantes sobre o insucesso dos negócios no Brasil. Em média 60% das empresas quebram nos primeiros 5 anos.

 

Sabemos que empreender é um grande desafio, mas qual o motivo desse número tão alto?



1 – EMPRESAS QUEBRAM POR PROBLEMAS FINANCEIROS

Todos sabem que as empresas quebram principalmente por problemas financeiros, mas esses problemas não acontecem somente pela falta dele, mas sim, por falta de controle e gestão.

 

Muitos empreendedores não controlam o dinheiro que passa pela empresa. Não sabem quanto gastou, quanto recebeu, onde gastou, etc.

 

Isso é um grande problema, pois, se o fluxo de caixa não tiver previsibilidade, não haverá as informações para tomar decisões corretas no futuro. Sabemos que esse controle é um desafio para o empreendedor, mas é algo fundamental.

 

E a Zuriel pode – e quer – te ajudar com gestão financeira a controlar o seu negócio.



2 – EMPRESAS QUEBRAM POR FALTA DE DEMANDA DE MERCADO

Existem negócios que fazem muito sucesso de forma repentina e momentânea. Quando isso acontece, muitos empreendedores correm para abrir o seu negócio na área, o que normalmente não dá muito certo e essas empresas acabam quebrando rapidamente.

 

Isso acontece porque a oferta se torna maior que a demanda, ou seja, muitas empresas abrem no ramo, mas não encontram clientes suficientes para fazer o negócio crescer ou até mesmo se manter. Um ótimo exemplo disso foi a febre das paletas mexicanas.

 

E para que isso não aconteça com o seu empreendimento, é essencial olhar sob o ponto de vista de demanda de mercado, ou seja, analisar se haverá mercado suficiente para que haja a permanência e crescimento do seu negócio.

 

Isso deve ser feito antes de iniciar o empreendimento e também durante toda a trajetória da empresa para que se tenha tempo e recursos suficientes para mudar o objetivo e até mesmo o mercado do seu negócio, caso não exista mais demanda para sustentá-lo.

 

Quando a demanda de mercado central da empresa não se sustenta, é necessário cuidado e atenção, pois isso pode acabar com ele a qualquer momento.

 

Resumindo, é necessário estar pronto para se reinventar a qualquer momento se você não quer ver a sua empresa quebrar. 



3 – POR DESCONHECER AS REGRAS DO JOGO

Neste ponto estamos falando de regras tributárias e trabalhistas.

 

É impossível ser um empreendedor de sucesso se não souber minimamente sobre impostos, relações trabalhistas e o risco que corre por deixar de cumprir essas obrigações. Muitas empresas quebram depois de um processo trabalhista ou de uma fiscalização da Receita Federal.

 

Existem regras que devem ser respeitadas para tudo, inclusive para o seu negócio. E como em toda regra, existem consequências duras caso não haja o cumprimento delas.

Neste caso, alguns “erros” podem ser tão grandes que podem acabar com o seu negócio.

 

Por isso é necessário conhecer muito bem as regras do jogo!

É natural que em meio a diversas demandas e responsabilidades nem sempre sobre tempo e energia para aprender sobre essas regras, que por sinal, não são poucas.

 

Então o que fazer? Tenha pessoas alinhadas ao seu negócio!

Um advogado e uma contabilidade com experiência de mercado, que entende do seu negócio e que vai te direcionar e te orientar nessas questões.

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados. Zuriel Contábil.

Olá! Preencha os campos para iniciar a conversa no WhatsApp